sexta-feira, 6 de julho de 2012

Isto de trabalhar aos fins-de-semana é coisa que me apoquenta bastante. Não é novidade. Já não é a 1ª vez que trabalho aos fins-de-semana, já na Zara o fazia, mas domingos e feriados eram nossos. Aqui há 6 anos que eu não tenho tempo de qualidade. Ao ínicio não tinha filhos e apesar de chato era suportável, depois da Mary nascer tornou-se insuportável. Foi-me diagonosticada uma depressão há tempos, agora que quero egravidar deixei a medicação mas não me sinto "curada", não estou feliz na mesma. A vontade de sair do sofá é a mesma. Arrasto-me até á loja.

E o que me custa é os que estão mais perto de mim não perceberem. No fim de semana TODOS foram para a piscina, almoço em família em casa dos meus tios. Mãe, marido, filha, mana, cunhado, sobrinhos, tios e primos. Eu entrava ás 14h por isso de manhã ainda estava em casa, a minha mana liga-me:
- ...
Eu- Também vais?
Ela- Sim, estou só há espera que o Tiago acorde. Estás com inveja?
...

É nesta altura que me apetece desligar o telefone e chorar. Porque ela não entende, porque ela sempre pensa assim, não respeita a minha tristeza. Ela como tia passa mais tempo de qualidade com a minha filha mas nem deve dar por isso.
A minha irmã quando eu "reclamo" dos meus horários, contrapõe sempre com "sim, mas quando eu estou a trabalhar tu ficas em casa", "sim, sais ás 23h mas eu quando tu entras já eu tenho meio dia de trabalho".Inverte os papéis.  Não há uma palavra de esperança, parece que estou condenada. Parece que me estou a queixar sem razões. Parece que afinal isto de trabalhar aos fins-de-semana é muito bom eu é que ainda não reparei.

Depois leio isto. E penso, como era bom se todos, ou pelo menos a minha mana, pensassem assim.

Ainda há dias pensava qual seria a melhor maneira de a pôr na minha situação para ela perceber mesmo e a melhor acho que é mesmo a que autora diz. Imaginem que ao sábado e domingo o vosso filho tem escola/obrigações. É assim o meu fim-de-semana. Acordar cedo, levar á escola, ter horários para comer, deitar.

Mas quero acreditar que vou arranjar outra coisa, não aguento muito mais tempo neste regime de horários. Ainda para mais depois com 2 filhos. Perdoe-me quem "tem mais filhos, trabalha assim e não morreu" mas isto não é vida. A vida é para ser vivida e neste momento eu estou a viver um dia de cada vez, sem vontade, sem qualidade. São mais os dias que chego a casa cansada, sem paciência, frustrada, do que os que estou bem. E quem acaba por levar por tabela? Eles pois.

1 comentário:

  1. É bem verdade o que dizes...trabalhei 6 anos aos fins de semana e ainda não tinha filhos... não me importava até porque monetariamente compensa. Neste momento não trabalho, mas se trabalhasse teria na mesma situação que tu...e que situação! Estás fartinha, e tens razão....imagino então o tempo de qualidade que passas enquanto casal então, deve ser quase nulo. Mta gente diz que "tem" de se arranjar tempo, mas essas têm quem lhe limpe a casa e trate dos filhos...

    Força aí e não esmoreças...és nova tenho a certeza que hás de arranjar um oportunidade de trabalho melhor!

    ps: e não tenho uma irmã assim, felizmente, se não ia haver uma conversa séria, mto séria!

    ResponderEliminar